Plano Nacional de Resíduos Sólidos:
Jotujé já aderiu ao acordo setorial para gestão de resíduos, por intermédio da ABAD

 

A Jotujé Distribuidora, do Ceará, empresa do atual presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filhos, foi a primeira empresa do segmento a assinar o termo de adesão ao Acordo Setorial para atender ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS -Lei 12.305/10).

Outras empresas associadas à ABAD também já aderiram como R.B Dantas e Cia. Ltda.; AGL Distribuidor Ltda.; Mervil Mercantil Vieira Ltda.; Comercial Jomart Ltda.; AM Comercial e Distribuidora Ltda.; Pennacchi e Cia.; Certano Comercial de Alimentos Ltda.; CADIS Campineira Distribuidora de Prod. Alimentícios Ltda.; Merc Diesel Distribuidora de Peças Ltda.; Belmax Comercial Ltda.; Sooterana comércio de Prod. Alimentícios Ltda.; Med Mix Distribuidora; Solução Equipamentos Ltda.; além da ASPA – Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, Filiada Estadual da ABAD.

O acordo, que prevê a implantação de um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo, é resultado dos trabalhos da Coalizão Empresarial pela PNRS coordenada pelo CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, iniciativa da qual a ABAD participou desde o seu início.

E as empresas do segmento associadas à ABAD ou a uma das suas 27 Filiadas Estaduais que aderirem ao acordo através da ABAD terão vantagens que possibilitam o cumprimento da lei com um mínimo de investimento e acesso ao suporte técnico do Instituto ABAD, braço social da entidade.

Vale lembrar que a adequação das empresas de toda a cadeia de abastecimento à PNRS é obrigatória, e a lei já está em vigor desde 2010. O governo estipulou alguns prazos como até dezembro de 2012 para a entrega dos Acordos Setoriais e até 2014 para os municípios erradicarem os lixões, considerando que a primeira fase do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que visa o atingimento da meta de redução de envio de materiais recicláveis para aterros, expira em 2015. Já a adesão das empresas associadas à ABAD ou a uma de suas 27 Filiadas Estaduais ao Acordo Setorial deve ser feita até o dia 15 DE JUNHO. PORTANTO, NÃO PERCA TEMPO!

Para orientar as empresas do segmento na adequação à PNRS, o Instituto ABAD criou uma cartilha que está à disposição gratuitamente, em versão digital, no site do Instituto ABAD: www.institutoabad.org.br/acao/residuos.shtml
As empresas que subscreverem a proposta elaborada pela ABAD terão garantidos os seguintes benefícios:

I. Garantem sua conformidade à legislação que está sendo criada com base no Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);

II. Participarão do esforço da ABAD e das entidades participantes do CEMPRE para o cumprimento destas metas impostas por Lei;

III. Terão a diluição dos custos referentes a estudos e projetos de implementação, apoio técnico de responsabilidade, os quais são compartilhados pelas entidades participantes;

IV. Terão a responsabilidade compartilhada com todos os demais associados das entidades participantes da Coalizão organizada pelo CEMPRE;

V. Aproveitarão a experiência da ABAD para desenvolvimento e implantação do PROJETO APRENDENDO A RECICLAR do INSTITUTO ABAD, que será parte integrante do presente acordo setorial.

 

Aquelas que optarem por não aderir, deverão, individualmente, dispor de um montante significativo para atender à nova legislação, realizando os projetos de logística reversa em suas empresas de forma isolada.

Ganhe tempo e economize recursos assinando o Termo de Adesão anexo e o envie em via original para a ABAD até o dia 15/06/2013!

O Edital de Chamamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para elaboração de um Acordo Setorial para implantação de um sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo prevê que as Associações Nacionais representem seus associados.

Mas, para que os associados da ABAD e das Filiadas ABAD sejam efetivamente identificados pelo Governo Federal como participantes do Acordo Setorial, representados pela ABAD, é preciso que eles assinem o Termo de Adesão e forneçam seus CNPJ, para efeito de cadastro. Lembramos que a adesão não tem qualquer custo.

Faça sua adesão o quanto antes!
Esclareça eventuais dúvidas com Andreia Alves ou Junior do Instituto ABAD, pelo fone (11) 3056-7500 - ramais 243 e 235 ou pelos e-mails andreiainstituto@abad.com.br e juniorinstituto@abad.com.br

Visite o site oficial da ABAD:  www.abad.com.br