"Empório da Comunidade” beneficia 50 famílias em Poços
01 de abril de 2008
Representantes do Atacado Vila Nova, da Prefeitura, da Câmara e do Instituto ABAD na assinatura do contrato
 
Foi assinado, na última segunda-feira (31), o contrato que formaliza a implantação do projeto “Empório da Comunidade”, que será desenvolvido no município pela empresa Atacado Vila Nova. O contrato foi firmado em um almoço realizado no Palace Hotel e contou com a presença de representantes do Vila Nova, da Prefeitura e do Instituto da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).

Poços é a terceira cidade no Brasil a receber o programa, implementado também em Uberlândia e Recife. O projeto visa ao desenvolvimento local apoiado no tripé escola, família e varejo e atende adolescentes de 13 a 17 anos.

 

No município, o projeto atenderá 50 famílias dos bairros Vila Togni e Jardim Country Club, nas imediações do Atacado Vila Nova. O objetivo é promover o desenvolvimento de jovens lideranças e orientar as famílias das comunidades para que elas possam encontrar uma maneira sustentável de melhorar suas condições sociais.

Todos os meses, uma equipe se reunirá com as famílias participantes para traçar planos e ações de envolvimento comunitário, melhorias nos bairros e para discutir as dificuldades de capacitação profissional e geração de renda.

De acordo com o gerente executivo do Instituto ABAD, Daniel Pascalicchio, desde janeiro deste ano foram realizadas duas reuniões de apresentação do projeto à comunidade.

Cerca de 80 famílias se interessaram em participar. Destas, foram selecionadas as 50 famílias com menor poder aquisitivo e que têm jovens mais próximos de completarem 17 anos. “É a faixa etária menos atendida pelos programas sociais já existentes”, explica.

Além das reuniões para capacitação dos jovens, as famílias receberão um cartão no valor de R$ 100,00 por mês para a compra de gêneros alimentícios, materiais escolares, itens de limpeza e higiene pessoal no mercado local. “A iniciativa tem como objetivo garantir também a segurança alimentar e incentivar o consumo responsável”, afirma o diretor do Atacado Vila Nova, Leonardo Miguel Severini.

“O objetivo é justamente fazer com que o jovem se ocupe em relação ao talento dele. É desenvolver os jovens para que eles se insiram na comunidade, tenham noção de direitos e deveres como cidadãos. Isto é o que buscamos fomentar nestes jovens a partir de agora”, ressalta Severini.

O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, que fica próximo ao estabelecimento. De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Raimunda da Silva e Souza, a iniciativa foi aceita de pronto pela diretora da instituição porque esta é uma oportunidade de crescimento para os alunos e para as famílias.

“Tudo que venha para melhorar a nossa escola, nós aceitamos de braços abertos porque sabemos que, sozinha, a escola não dá conta de desenvolver o trabalho que ela precisa. Nós não temos que nos preocupar somente com a questão acadêmica do aluno, mas também com a formação da personalidade, do ser, do cidadão de fato”, ressalta Raimunda.

Os jovens participantes do “Empório da Comunidade” serão monitorados e têm uma série de deveres que os credencia a receber o benefício. O projeto deve ser desenvolvido em Poços de Caldas até dezembro deste ano.

Além dos benefícios à comunidade, o programa traz vantagens às empresas participantes como oportunidades de relacionamento com o pequeno varejo, fidelização dos consumidores e envolvimento com a marca.

 
Visite o site oficial da ABAD:  www.abad.com.br