2 ANOS DO INSTITUTO ABAD
 
 
 

O Instituto ABAD foi fundado em 26 de maio de 2006 como braço social da ABAD tendo como objetivo promover a responsabilidade social e sustentabilidade do setor atacadista distribuidor. Em dois anos de vida, surgiram novos projetos e os já existentes cresceram e se multiplicaram.


Atualmente, o Instituto desenvolve programas como o Empório da Comunidade, iniciado em Uberlândia e hoje em Poços de Caldas e Recife, sempre em bairros desfavorecidos economicamente. O objetivo do programa é empoderar pessoas, despertar e formar lideranças comunitárias, comprometidas com o desenvolvimento local, e gerar ações positivas para as partes envolvidas (escola, mercado local, comunidade e atacadista distribuidor). No total, são 150 famílias envolvidas nos projetos, que desenvolvem ações para modificar a realidade local, marcada por grande vulnerabilidade econômica e social.
Outro projeto em curso é a Escola ABAD de Produtividade que visa aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais do setor através de cursos que foram pensados especialmente para a área. Este ano, os módulos foram modernizados e atualizados para atender cada vez melhor ao setor.


Além das suas próprias ações, o Instituto ABAD é parceiro do programa da WCF: “Na Mão Certa”. O objetivo da WCF é combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas, e o papel do Instituto é impulsionar esta ação no setor atacadista distribuidor. Juntamente com a Cadbury Adams, foi realizado um workshop para os associados da ABAD conhecer e aderir ao programa. Workshops como este serão levados a outros estados e filiadas.
O Instituto ainda tem ações com a CNU, órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) com o qual foi assinado um acordo de cooperação para realizar projetos e programas no setor atacadista distribuidor que vão de encontro com as metas do milênio.
Cabe ao Instituto também assessorar projetos iniciados nas empresas do setor, uma das primeiras ações é realizada atualmente com Tenda Atacado, onde foi estabelecido um Ponto Eco Lógico para coleta de lixo reciclável, nas diversas lojas espalhadas no estado de São Paulo. O Instituto também irá apoiar as ações de voluntariado empresarial que ocorrem na Vila Nova Atacado através do projeto Vila Feliz, incorporando sinergias junto ao programa Empório da Comunidade. O mesmo acontece com a União Atacado, que a partir do investimento social no Empório da Comunidade prepara um plano de ampliação das ações em responsabilidade social corporativa.


Na Convenção ABAD, foram estabelecidas atividades alinhadas com estas ações, como a neutralização do carbono emitido resultando em plantio de árvores e a doação voluntária pelos expositores de produtos expostos em seu estande durante a feira, os quais são repassados para entidades que desenvolvem trabalhos sociais na cidade sede da Convenção. Paralelo a isto um amplo sistema de gestão e reciclagem de resíduos sólidos acontece durante toda a Feira.
Ainda há muito trabalho a ser feito este ano, e entre os objetivos do Instituto estão: contribuir para a ampliação de ações em responsabilidade social corporativa do setor atacadista distribuidor; ofertar os atuais projetos para outras cidades, estados e filiadas e conquistar novos parceiros alinhados e comprometidos em trabalhar por um país mais justo, igualitário e próspero economicamente.

Visite o site oficial da ABAD:  www.abad.com.br